quarta-feira, 17 de julho de 2013

Gestão inovadora da escola com tecnologias


Gestão inovadora da escola com tecnologias
José Manuel Moran
(fichamento3)
 Por Gilberto Alves Barbosa

BRASÍLIA – JULHO-2013
MORAN, José Manuel. Gestão inovadora da escola com tecnologias. Texto publicado em VIEIRA, Alexandre (org.). Gestão Educacional e Tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003. Páginas 151-164. Disponível em http://www.eca.usp.br/moran/gestao.htm e consultado entre 01 e 17 de julho de 2013.

1.    Resumo:

 Trata-se de um texto de Moran, citado por Vieira (2003), que aborda o tema da gestão escolar com o suporte das tecnologias que podem e estão introduzidas na escola. Sabiamente nos lembra de que praticamente tudo o que utilizamos no processo de ensino e aprendizagem é tecnologia. Detalhes que raramente lembramos, uma vez que eles já estão firme e fartamente incorporados ao nosso dia-a-dia, não merecendo, no entender de muitos, uma maior atenção.
Para efeito de estudos, fraciona o emprego das tecnologias passando pelos seus aspectos administrativos, gerenciais e pedagógicos, sem deixar de lembrar, uma vez mais, que é o somatório de todos que irá garantir o sucesso do empreendimento pedagógico.

2.    Citações principais do texto:

“... um diretor manteve nos últimos anos a mesma equipe de professores e funcionários, problema de difícil solução nas escolas – a grande mudança de professores de um ano para outro.” (p.1).
“O incentivo do gestor para que os professores aprendessem, se aperfeiçoassem, inovassem, era constante.” (p.1).
“A escola estava aberta à comunidade com atividades de lazer e de aperfeiçoamento.” (p.1).
“... há gestores que superam as limitações organizacionais e contribuem para transformar a escola em um espaço criador, em uma comunidade de aprendizagem utilizando as tecnologias possíveis.” (p.1).
“Tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam. A forma como os organizamos em grupos, em salas, em outros espaços, isso também é tecnologia.” (p.1).
“O livro, a revista e o jornal são tecnologias fundamentais para a gestão e para a aprendizagem e ainda não sabemos utilizá-las adequadamente.” (p.1).
“O computador começou a ser utilizado antes na secretaria do que na sala de aula.” (p.2).
“Depois os computadores começaram a ser instalados em um laboratório e se criaram algumas atividades em disciplinas isoladas, em implementação de projetos.” (p.2).
“O administrativo está a serviço do pedagógico e ambos têm de estar interagindo, de forma que as informações circulem facilmente – com as restrições necessárias -...”. (p.3).
“Nos últimos anos... tem havido também grandes avanços na qualidade das informações on-line para a comunidade escolar e para o público em geral.” (p.3).
“A internet é um espaço virtual de comunicação e de divulgação. Hoje é necessário que cada escola mostre sua cara para a sociedade, que diga o que está fazendo, os projetos que desenvolve, a filosofia pedagógica que segue, as atribuições e responsabilidade de cada um dentro da escola.” (p.3).
“Cada vez é mais importante que a escola se integre na comunidade local, que crie laços com pessoas e grupos significativos, que traga os pais para o colégio, que abra seus espaços para atividades de lazer e culturais, principalmente nos fins de semana e nas férias.” (p.3-4).
“Cada escola tem um situação concreta, que interfere em um processo de gestão com tecnologias.” (p.4).
“Na implantação de tecnologias o primeiro passo é garantir o acesso... o segundo passo na gestão tecnológica é o domínio técnico. É a capacitação para saber usar, é a destreza que se adquire com a prática.” (p.4).

3.    Comentários (análise e parecer):

 Após a leitura do texto, que já tem mais de uma década da sua publicação, constatamos que muito já andamos no trilha pedagógico, mas tristemente nos vemos, não raras vezes, cometendo deslizes e repetindo erros que uma década de estudos e pesquisas não tem conseguindo evitar ao tentar “abrir nossos olhos” (grifo nosso).
Aqui nos vem a lembrança daquele velho texto que mostra uma imaginária viagem no tempo, encantando o viajante com os avanços encontrados em todos os cantos. Ao mesmo tempo é surpreendido ao adentrar em uma escola e constatar, nostalgicamente, que ela mantém as mesmas características daquela que deixou cinquenta anos atrás.
Longe de ser uma crítica contundente, devemos entender que o papel do educador passa por oferecer um bom trabalho no presente, pensando no presente, sem, contudo, deixar de vislumbrar o futuro, ter a certeza de que ele, mais cedo ou mais tarde, chegará em função da qualidade do que hoje é trabalhado.

REFERENCIAS

 MORAN, José Manuel. Gestão inovadora da escola com tecnologias. Texto publicado em VIEIRA, Alexandre (org.). Gestão Educacional e Tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003. Páginas 151-164. Disponível em http://www.eca.usp.br/moran/gestao.htm e consultado entre 01 e 17 de julho de 2013.
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