quarta-feira, 3 de julho de 2013

Funções e papéis da tecnologia na gestão escolar (fichamento)


FUNÇÕES E PAPÉIS DA TECNOLOGIA NA GESTÃO ESCOLAR
Alexandre Thomaz Vieira
(fichamento)

 por Gilberto Alves Barbosa

BRASÍLIA – JUNHO-2013

VIEIRA, A. T. Funções e papéis da tecnologia na gestão escolar, in Gestão Escolar e Tecnologias-Formação de gestores escolares para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, disponível em http://moodle.mec.gov.br/unb/file.php/8/_Texto_2_VIEIRA_A._T._Funcoes_e_papeis_da_tecnologia.pdf.

1.    Resumo:

O autor procura estabelecer que funções e papéis vem exercendo a tecnologia no setor educacional. Afirma ser inquestionável o valor que as Tecnologias da Informação e Comunicação, TICs, vem agregando ao setor a partir do domínio do professor.
Procura esclarecer a confusão ainda existente sobre a definição do quem vem a ser dado e o que é informação, esclarecimento importante uma vez que o seu domínio propiciará e facilitará a análise da vida escolar dos alunos.
Um importante esclarecimento que faz é que deve ser rompida a cultura do professor trabalhar isolado em sua sala de aula. É necessário disseminar a cultura da colaboração, do trabalho coletivo, sem esquecer a escola é e faz parte de um sistema.

2.    Citações principais do texto:

“Sabemos dos vários benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno” (p.1).
“... esse só se concretiza quando o professor domina os conceitos e as práticas relacionadas com a tecnologia, transpondo-os para o seu trabalho pedagógico e aplicando-os no cotidiano da sala de aula.” (p.1).
“... o grande problema em foco da gestão escolar é saber como a tecnologia pode ser um grande aliado da equipe de direção e coordenação da escola.”(p.1).
“Conhecimento não é dado nem informação,”. (p.1).
“..., a nota de modo isolado, como dado, não consegue ajudar a prever o que ocorrerá com o aluno,”. (p.2).
“O objetivo de uma informação é o de influir na maneira de quem a recebe,”. (p.2).
“Para que dados transformem-se em informações, é preciso que se acrescente significado.” (p.2).
“Computadores podem ser grandes aliados dos gestores na transformação de dados em informações.”. (p.3).
“Para produzir conhecimento é necessário que haja mente(s) que trabalhe(m).”. (p.3).
“Conhecimentos derivam de informações, da mesma maneira que informações, derivam de dados.” (p.4).
“Para serem gerados novos conhecimentos faz-se necessário realizar ações sobre as informações disponíveis em um dado momento e contexto.” (p.4).
“... existe outra possibilidade para a obtenção de conhecimento aplicado nas organizações escolares, que é o estudo e a análise de suas rotinas.” (p.5)
“A prática de trabalho dos professores, geralmente isolada nas salas de aula, dificulta sobremaneira a criação de uma cultura de colaboração”.

3.    Comentários (análise e parecer):

De maneira simples, em um texto leve e de fácil compreensão, o autor, no contexto de um curso de formação de gestores, busca explicitar, por intermédio de conceitos simples, desmistificar conceitos existentes em alguns termos utilizados por adeptos da tecnologia. Procura deixar claro de que maneira as novas tecnologias podem auxiliar o gestor escolar no desempenho de suas funções, sejam elas institucionais ou de ordem prática.
Apesar de alertar para a necessidade do gestor escolar usar as tecnologias no desempenho de suas funções, o autor busca indicar a necessidade de um domínio não apenas conceitual, mas do campo de atuação e limites do gestor.
Em nosso entendimento, o autor, face a complexidade do tema e o título apresentado poderia ter se aprofundado nos dois campos eleitos para desenvolver sua escrita: a gestão escolar e a tecnologia.
À ausência deste aprofundamento exigido por nós, o autor responde com cinco questionamentos que buscam levar o leitor não apenas a responde-los, mas a uma constante e insistente pesquisa e atualização educacional.

REFERENCIAS

VIEIRA, A. T. Funções e papéis da tecnologia na gestão escolar, in Gestão Escolar e Tecnologias-Formação de gestores escolares para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, disponível em http://moodle.mec.gov.br/unb/file.php/8/_Texto_2_VIEIRA_A._T._Funcoes_e_papeis_da_tecnologia.pdf, visitado entre 24 e 30 de junho de 2013.
← Anterior Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário