FUNÇÕES
E PAPÉIS DA TECNOLOGIA NA GESTÃO ESCOLAR
Alexandre
Thomaz Vieira
(fichamento)
por Gilberto Alves Barbosa
BRASÍLIA
– JUNHO-2013
VIEIRA, A.
T. Funções e papéis da tecnologia na
gestão escolar, in Gestão Escolar e Tecnologias-Formação de gestores
escolares para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, disponível em
http://moodle.mec.gov.br/unb/file.php/8/_Texto_2_VIEIRA_A._T._Funcoes_e_papeis_da_tecnologia.pdf.
1. Resumo:
O
autor procura estabelecer que funções e papéis vem exercendo a tecnologia no
setor educacional. Afirma ser inquestionável o valor que as Tecnologias da
Informação e Comunicação, TICs, vem agregando ao setor a partir do domínio do
professor.
Procura
esclarecer a confusão ainda existente sobre a definição do quem vem a ser dado
e o que é informação, esclarecimento importante uma vez que o seu domínio
propiciará e facilitará a análise da vida escolar dos alunos.
Um
importante esclarecimento que faz é que deve ser rompida a cultura do professor
trabalhar isolado em sua sala de aula. É necessário disseminar a cultura da
colaboração, do trabalho coletivo, sem esquecer a escola é e faz parte de um
sistema.
2. Citações principais do texto:
“Sabemos
dos vários benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o
aluno” (p.1).
“...
esse só se concretiza quando o professor domina os conceitos e as práticas
relacionadas com a tecnologia, transpondo-os para o seu trabalho pedagógico e
aplicando-os no cotidiano da sala de aula.” (p.1).
“...
o grande problema em foco da gestão escolar é saber como a tecnologia pode ser
um grande aliado da equipe de direção e coordenação da escola.”(p.1).
“Conhecimento
não é dado nem informação,”. (p.1).
“...,
a nota de modo isolado, como dado, não consegue ajudar a prever o que ocorrerá
com o aluno,”. (p.2).
“O
objetivo de uma informação é o de influir na maneira de quem a recebe,”. (p.2).
“Para
que dados transformem-se em informações, é preciso que se acrescente
significado.” (p.2).
“Computadores
podem ser grandes aliados dos gestores na transformação de dados em
informações.”. (p.3).
“Para
produzir conhecimento é necessário que haja mente(s) que trabalhe(m).”. (p.3).
“Conhecimentos
derivam de informações, da mesma maneira que informações, derivam de dados.”
(p.4).
“Para
serem gerados novos conhecimentos faz-se necessário realizar ações sobre as
informações disponíveis em um dado momento e contexto.” (p.4).
“...
existe outra possibilidade para a obtenção de conhecimento aplicado nas
organizações escolares, que é o estudo e a análise de suas rotinas.” (p.5)
“A
prática de trabalho dos professores, geralmente isolada nas salas de aula,
dificulta sobremaneira a criação de uma cultura de colaboração”.
3. Comentários (análise e parecer):
De maneira simples, em um
texto leve e de fácil compreensão, o autor, no contexto de um curso de formação
de gestores, busca explicitar, por intermédio de conceitos simples,
desmistificar conceitos existentes em alguns termos utilizados por adeptos da
tecnologia. Procura deixar claro de que maneira as novas tecnologias podem
auxiliar o gestor escolar no desempenho de suas funções, sejam elas
institucionais ou de ordem prática.
Apesar de alertar para a
necessidade do gestor escolar usar as tecnologias no desempenho de suas
funções, o autor busca indicar a necessidade de um domínio não apenas
conceitual, mas do campo de atuação e limites do gestor.
Em nosso entendimento, o autor,
face a complexidade do tema e o título apresentado poderia ter se aprofundado
nos dois campos eleitos para desenvolver sua escrita: a gestão escolar e a
tecnologia.
À ausência deste
aprofundamento exigido por nós, o autor responde com cinco questionamentos que
buscam levar o leitor não apenas a responde-los, mas a uma constante e
insistente pesquisa e atualização educacional.
REFERENCIAS
VIEIRA, A.
T. Funções e papéis da tecnologia na
gestão escolar, in Gestão Escolar e Tecnologias-Formação de gestores
escolares para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, disponível em
http://moodle.mec.gov.br/unb/file.php/8/_Texto_2_VIEIRA_A._T._Funcoes_e_papeis_da_tecnologia.pdf,
visitado entre 24 e 30 de junho de 2013.
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